STEFANELLO, Maria Celina Melchior (1985)
Relação Entre o Índice de Reprovação na 1ª Série do 1º Grau das Escolas Municipais de Nova Hamburgo, no Ano de 1984, e os Aspectos da Variável Professor: Idade, Formação, Experiência, Preferência em Trabalhar com 1ª Série e Estilo de Direção.
Rio Grande do Sul, 1985. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Relação Entre o Índice de Reprovação na 1ª Série do 1º Grau das Escolas Municipais de Nova Hamburgo, no Ano de 1984, e os Aspectos da Variável Professor: Idade, Formação, Experiência, Preferência em Trabalhar com 1ª Série e Estilo de Direção.
Nome do Orientador: Egídio Francisco Schmitz
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo teve como objetivos: investigar o índice de reprovação na 1ª série do 1º grau das escola municipais de Novo Hamburgo, no ano de 1984; caracterizar os professores dessa série quanto à idade, formação, experiência no magistério e na série, preferência por trabalhar nessa série, estilo de direção; determinar a relação entre essas características dos professores e o índice de reprovação de seus alunos. A amostra foi constituída dos 72 professores em atuação na 1ª série de 50% das escolas municipais, em funcionamento no ano de 1984, escolhidas por sorteio. Os professores responderam a um questionário, para identificação do índice de reprovação em sua turma e fornecimento de dados relativos à sua caracterização, e a uma escala do tipo Likert, para identificação de seu estilo de direção. Os resultados indicaram que: o índice de reprovação, embora relativamente alto, era menor que no ano de 1982, menor que o índice da Delegacia a que esse município pertence, e também menor que o índice do Estado; os professores eram em sua maioria jovens, com pouca experiência no magistério, com formação específica para o ensino nas 1ª séries do 1º grau, tendo a maioria declarado preferência por trabalhar com série de alfabetização e adoção do estilo democrático de direção; o índice de reprovação não apresentou relação significativa com a idade formação e estilo de direção do professor; apresentou relação significativa com a experiência no magistério, com a experiência em classes de 1ª série e com a preferência por trabalhar com essas classes, sendo esta última a de maior significância.