FONSECA, Daisy Mary Mendes Vieira da (1985)
Conhecimentos Básicos Sobre Alfabetização Indispensáveis aos Egressos dos Cursos de Formação de Professores
Rio de Janeiro, 1985. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Conhecimentos Básicos Sobre Alfabetização Indispensáveis aos Egressos dos Cursos de Formação de Professores.
Nome do Orientador: Olga Nietta Loffredi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa é identificar conhecimentos básicos que os alunos da 3ª série do curso de formação de professores apresentam ao final do ano letivo, no que diz respeito ao trabalho de alfabetizar crianças. A amostra constou de 232 sujeitos distribuídos de forma proporcional por seis das sete escolas de formação de professores da rede estadual, no município do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado, um Inventário de Conhecimentos Básicos sobre Alfabetização, foi validado por 5 juizes experientes na área de alfabetização. O instrumento compõem-se de itens relativos à Língua Portuguesa, Lingüística, Fundamentos da Educação, Métodos e Técnicas de Alfabetização e Didática Geral, e dividiu-se em 2 partes: uma objetiva e uma subjetiva. Os resultados demonstraram que os alunos não dominam os conteúdos da Língua Portuguesa e Lingüística; não possuem visão global do ato de educar, desconhecem os fundamentos teóricos que embasam os métodos e técnicas adequados à clientela, no que diz respeito à Didática Geral e à Alfabetização. A autora sugere estratégia de ação para minimizar os problemas.