FONSECA, Daisy Mary Mendes Vieira da (1985)
Conhecimentos Básicos Sobre Alfabetização Indispensáveis aos Egressos dos Cursos de Formação de Professores
Conhecimentos Básicos Sobre Alfabetização Indispensáveis aos Egressos dos Cursos de Formação de Professores.
Rio de Janeiro, 1985. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Olga Nietta Loffredi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa é identificar conhecimentos básicos que os alunos da 3ª série do curso de formação de professores apresentam ao final do ano letivo, no que diz respeito ao trabalho de alfabetizar crianças. A amostra constou de 232 sujeitos distribuídos de forma proporcional por seis das sete escolas de formação de professores da rede estadual, no município do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado, um Inventário de Conhecimentos Básicos sobre Alfabetização, foi validado por 5 juizes experientes na área de alfabetização. O instrumento compõem-se de itens relativos à Língua Portuguesa, Lingüística, Fundamentos da Educação, Métodos e Técnicas de Alfabetização e Didática Geral, e dividiu-se em 2 partes: uma objetiva e uma subjetiva. Os resultados demonstraram que os alunos não dominam os conteúdos da Língua Portuguesa e Lingüística; não possuem visão global do ato de educar, desconhecem os fundamentos teóricos que embasam os métodos e técnicas adequados à clientela, no que diz respeito à Didática Geral e à Alfabetização. A autora sugere estratégia de ação para minimizar os problemas.