ESPOSITO, Yara Lúcia (1985)
Cartilhas e Materiais Didáticos: Critérios Norteadores Para Uma Política Educacional
São Paulo, 1985. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Cartilhas e Materiais Didáticos: Critérios Norteadores Para Uma Política Educacional.
Nome do Orientador: Bernardete Angelina Gatti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Os objetivos da pesquisa foram: analisar os pressupostos de programas educacionais que buscavam intervir nas condições de ensino das escolas rurais, através da produção de cartilhas; identificar e analisar as soluções privilegiadas por 5 Secretarias de Estado do Nordeste envolvidas nessa intervenção, determinando os princípios que nortearam a definição das cartilhas e seu processo de elaboração, e os condicionantes técnicos, políticos e econômicos dessa elaboração. A partir da análise de documentos oficiais, em que se incentiva a produção de novos materiais didáticos para a alfabetização, e da análise de estudos sobre o processo de alfabetização, particularmente no que se refere à sua regionalização, a autora apresenta e analisa resultados obtidos em entrevistas com 12 profissionais envolvidos com o projeto de produção de cartilhas regionais, no Nordeste. Relaciona o referencial teórico apresentado à prática detectada nas entrevistas, e aponta a necessidade de uma política de aplicação de recursos que privilegiasse, antes de uma produção em larga escala de cartilhas, uma análise crítica das já existentes ou desenvolvimento de protótipos a serem testados.