SEGRE, Golda Waimober (1985)
Análise de Cartilha e Aprendizagem Significativa
São Paulo, 1985. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Análise de Cartilha e Aprendizagem Significativa.
Nome do Orientador: Abigail Alvarenga Mahoney
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a adequação do material didático "cartilha" à população a que se destina. Tomou-se, como suporte teórico a teoria cognitivista de aprendizagem da leitura, de Ausubel. Fez-se a análise da cartilha Caminho Suave, considerada a mais popular. Foi analisada a adequação das palavras e das ilustrações a crianças de nível sócio-econômico diferentes. Foram testadas 40 crianças, 20 de nível socio-econômico privilegiado e 20 de nível sócio-econômico baixo. Os resultados indicaram que a Cartilha é inadequada tanto para o grupo mais privilegiado economicamente como para o menos privilegiado.