COSTA, Maria Aparecida Foresti Ferreira (1985)
Desenvolvimento de Um Subsistema Instrucional de Alfabetização: Um Estudo de Caso
São Paulo, 1985. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Desenvolvimento de Um Subsistema Instrucional de Alfabetização: Um Estudo de Caso.
Nome do Orientador: Carolina Martuscelli Bori
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo constitui-se na descrição e análise do processo de desenvolvimento de um sistema instrucional para alfabetização e na avaliação do desempenho deste sistema na consecução das metas instrucionais por ele propostas. O estudo foi desenvolvido sob forma de estudo de caso, aplicado a um conjunto de alunos de 1ª série do 1º grau, de escola pública em periferia urbana da cidade de São Paulo. O programa individualizado para alfabetização diferenciado inter-grupos, mas evoluindo simultaneamente intra-grupos de alunos foi composto de 3 fases subdivididas em 42 unidades de estudo, agrupando atividades de leitura e escrita que deveriam ser desenvolvidas mediante apoio de materiais instrucionais individuais impressos (um para cada uma das unidades). O sistema mostrou-se viável e instrumental, na medida em que, apesar de não ter determinado a aprovação de seus sujeitos permitiu a evolução de todos os alunos ao longo dos diferentes estádios de alfabetização.