BECHARA, Olga Thereza (1986)
O Auto Conceito do Professor de 1º Grau e Algumas Variaveis Profissionais
São Paulo, 1986. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
O Auto Conceito do Professor de 1º Grau e Algumas Variaveis Profissionais.
Nome do Orientador: Arrigo Leonardo Angelini
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Psicologia Educacional
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa teve por objetiv caracterizar o autoconceito de professores de peimeira série e investigar se tal variável est´ta relacionada com o desempenho profissional. Procurou verificar se as variáveis nível sócio-econômico, idade, tempo de formado, tempo de experiência de magistério e tempo de experiência de magistério na primeira série teriam relação com ou influenciariam o autoconceito. O estudo foi realizado com 175 professores, foi aplicado questionários especificamente elaborado com o objetivo de levantar os dados referentes às variáveis profissionais. para avaliar o autoconceito foi aplicada a Escala Fatorial de Autoconceito, de autoria de Tamayo, em versão adaptada pela autora,. os rssultados evidenciam que o autoconceito dos professores de modo geral é alto e a análise fatorial das respostas identificou seis fatores. foi estudada a distribuição de frequência dos escores dos fatores e da escola total. Não foram encontradas correlações entre autoconceito e desempenho, nem entre autoconceito e as variáveis citadas acima. Os resultados das regressões simples e múltiplas mostraram que o desempenho não é função do autoconceito e seus fatores, assim como, o autoconceito não é fução das variáveis idade, tempo de formao, de experiência de magistério, e de experiência de magistério na primeira série.