NOZAKI, Izumi (1986)
Código e Desigualdade: Estudo Experimental de Socio-Lingüística Aplicado à Tecnologia Educacional
Rio de Janeiro, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Código e Desigualdade: Estudo Experimental de Socio-Lingüística Aplicado à Tecnologia Educacional.
Nome do Orientador: Nelly Moulin
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi identificar os efeitos de um Programa de Treinamento de Linguagem no desempenho de alunos de 1ª série, socialmente desfavorecidos e detectar na aplicação desse Programa, elementos diferenciais no uso da linguagem determinados pelo contexto. Foram referencial as teorias de Basil Bernstein, M.A.K Halliday e L.S. Vygotsky. Foram sujeitos da pesquisa dois grupos de crianças (Grupo experimental e Grupo Controle) em fase de alfabetização de uma escola municipal do Rio de Janeiro situada em área de favela. Os grupos foram sumetidos a pré e pós-teste. As análises dos resultados indicaram a eficácia do Programa e a possibilidade de seu uso na construção de um Programa Tecnológico curricular para o ensino no pré-escolar, o que implica na necessidade de elaboração de um Projeto de Treinamento técnico para professores.