SANTOS, Alzirina Miranda dos (1986)
A Formação do Professor Alfabetizador: a Faceta Lingüística
Minas Gerais, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
A Formação do Professor Alfabetizador: a Faceta Lingüística.
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar a formação do professor alfabetizador do ponto de vista de sua preparação lingüística. A partir de uma abordagem teórica dos fundamentos lingüísticos do processo de alfabetização, analisaram-se depoimentos de 10 professoras alfabetizadoras da rede pública de Belo Horizonte e 44 professoras de 2º grau, em exercício em Escolas Normais da rede estadual de Minas Gerais; as disciplinas Língua Portuguesa Instrumental e Didática da Comunicação e Expressão, do currículo das escolas normais; a proposta curricular para a habilitação de magistério do 1º grau, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Observaram-se, ainda, 2 turmas de 1ª série do 1º grau, de uma escola pública que atende a alunos das camadas populares. Concluiu-se que: os professores alfabetizadores não conhecem as teorias lingüísticos, o que os tem levado a distorções nas atividades de ensino e a uma atitude preconceituosa quanto à linguagem das crianças das camadas populares; os professores consideram inadequada a formação que receberam na área dos estudos de linguagem.