SILVEIRA, Tânia Borges Fortes da (1986)
Ler e Escrever Como Um Processo Ativo da Criança: o Desafio de Uma Nova Proposta
Rio Grande do Sul, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ler e Escrever Como Um Processo Ativo da Criança: o Desafio de Uma Nova Proposta.
Nome do Orientador: Vânia Maria Moreira Rasche
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi o de avaliar, através de um experimento, uma nova proposta metodológica para a alfabetização, contida em materiais curriculares alicerçados na psicogênese da língua escrita, comparando os resultados dos desempenhos em leitura e escrita de crianças alfabetizadas com esses materiais com os de crianças alfabetizadas com materiais comumente usados em classes de 1ª séries. Foram sujeitos da pesquisa dois grupos de alunos pertencentes a duas escolas públicas, e emparelhados quanto à idade, nível sócio-econômico e não repetência na 1ª série: um grupo experimental, formado por 27 crianças, em que foi implementada a proposta metodológica, em um grupo de controle, formado por 26 crianças, que não sofreu intervenção. Ao final do ano letivo, os dois grupos foram avaliados em leitura e escrita através de um teste de desempenho e da produção de textos. Os resultados evidenciaram a superioridade do grupo experimental sobre o grupo de controle.