FREITAS, Lia Beatriz de Lucca (1986)
A Produção de Ignorância na Escola Pública; Uma Análise Crítica do Ensino da Língua Escrita na Sala de Aula
Rio Grande do Sul, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A Produção de Ignorância na Escola Pública; Uma Análise Crítica do Ensino da Língua Escrita na Sala de Aula.
Nome do Orientador: Fernando Becker
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo teve como objetivos investigar como a escola tem contribuído para manter inalterados os índices de analfabetismo no país, e apontar caminhos para a construção de uma educação que produza conhecimento ao invés de ignorância. Com base na Educação Libertadora, de Paulo Freire, e na Epistemologia Genética, de Jean Piaget, efetuou-se uma análise crítica do ensino da língua escrita vigente nas escolas públicas. Foram observadas duas turmas de 1ª série, durante um ano letivo, e realizadas entrevistas com as professoras e alguns alunos. Verificou-se que a rígida disciplina, a relação autoritária entre a professora e os alunos, a avaliação da aprendizagem, feita de forma autoritária e arbitrária, ignoram os processos cognitivos dos alunos e visam, sobretudo, à classificação e à seleção dos "mais aptos". (Constatou-se que a professora está submetida à hierarquia do sistema educacional e espera-se dela que apenas cumpra as determinações superiores.) Concluiu-se que a escola pública, aparentemente democrática, na verdade legitima a "ignorância" da maioria da população. A falta de um posicionamento crítico e/ou de visão da totalidade social por parte dos educadores é um obstáculo a ser superado para a transformação da prática pedagógica.