DUBEUX, Maria Helena Santos (1986)
A Compreensão de Sistemas Alfabéticos de Escrita Pode Ser Facilitada Pelo Uso da Escrita Como Apoio à Memória?
A Compreensão de Sistemas Alfabéticos de Escrita Pode Ser Facilitada Pelo Uso da Escrita Como Apoio à Memória?.
Pernambuco, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal de Pernambuco.
Nome do Orientador: Terezinha Nunes Carraher
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar o desenvolvimento da compreensão do sistema de escrita na criança, destacando-se a função mnemônica como determinante desta aquisição, segundo demonstrou Luria. Trata-se de pesquisa experimental em que a hipótese de que o uso de representações gráficas exerceria efeito sobre a memorização de conteúdo, foi testada através da aplicação de tarefas de escrita de símbolos gráficos para representar palavras e frases, de forma a facilitar a memorização de conteúdos ouvidos. Constituíram a amostra 36 alunos de uma escola pública em processo de alfabetização, divididos em dois grupos: o experimental, submetido às tarefas de escrita e o de controle, que desenvolveu atividades de desenho livre. Os resultados evidenciaram progresso significativo dos sujeitos dos dois grupos, apontando apenas um desempenho significativamente superior do grupo experimental no teste de memória de palavras, concluindo-se que a tarefa de escrita como função de memorização não facilitou o desenvolvimento da escrita, podendo ter exercido efeito sobre a capacidade de recordação de palavras.