CARVALHO, Luzia Alves de (1986)
Germes de Uma Prática Pedagógica "Competente" com Crianças de Camada Popular
Rio de Janeiro, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Germes de Uma Prática Pedagógica "Competente" com Crianças de Camada Popular.
Nome do Orientador: Vera Maria Ferrão Candau
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Com o objetivo de compreender a prática pedagógica de quatro professoras de 1ª a 4ª série, consideradas competentes no trabalho com crianças de camada popular (segundo índices de aprovação obtidos e reconhecimento da escola e da comunidade), a autora relata um estudo de caso, através de pesquisa etnográfica, realizada em uma escola pública, com utilização de: observação, entrevistas, questionários e análise de documentos. A prática pedagógica das quatro professoras é descrita detalhadamente; como uma das professoras era responsável por classe de alfabetização, o processo de alfabetização da escola, criado pela supervisão, é relatado. A autora procura levantar, do cotidiano das professoras, os germes de uma prática pedagógica competente, orientada para a transformação social. Aponta como uma das dimensões técnica e política da ação didática, a ênfase dada pela escola à alfabetização e o compromisso e competência das professoras alfabetizadoras.