CARVALHO, Luzia Alves de (1986)
Germes de Uma Prática Pedagógica "Competente" com Crianças de Camada Popular
Germes de Uma Prática Pedagógica "Competente" com Crianças de Camada Popular.
Rio de Janeiro, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Vera Maria Ferrão Candau
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Com o objetivo de compreender a prática pedagógica de quatro professoras de 1ª a 4ª série, consideradas competentes no trabalho com crianças de camada popular (segundo índices de aprovação obtidos e reconhecimento da escola e da comunidade), a autora relata um estudo de caso, através de pesquisa etnográfica, realizada em uma escola pública, com utilização de: observação, entrevistas, questionários e análise de documentos. A prática pedagógica das quatro professoras é descrita detalhadamente; como uma das professoras era responsável por classe de alfabetização, o processo de alfabetização da escola, criado pela supervisão, é relatado. A autora procura levantar, do cotidiano das professoras, os germes de uma prática pedagógica competente, orientada para a transformação social. Aponta como uma das dimensões técnica e política da ação didática, a ênfase dada pela escola à alfabetização e o compromisso e competência das professoras alfabetizadoras.