MEDEIROS, Márcia Benevuto de (1986)
Análise da Práxis Docente de Professores da 1ª Série de 1º Grau, Dirigida a Crianças de Camadas Populares da Região de Vitória-Es: Um Estudo de Caso
Espírito Santo, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Espírito Santo.
Análise da Práxis Docente de Professores da 1ª Série de 1º Grau, Dirigida a Crianças de Camadas Populares da Região de Vitória-Es: Um Estudo de Caso.
Nome do Orientador: Janete Magalhães Carvalho
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A autora teve como objetivo analisar a competência profissional (técnica e política) do professor de camadas populares da 1ª série do 1º grau e a sua influência sobre o rendimento dos alunos. Os sujeitos foram 4 professoras de 1ª série de duas escolas da região periférica de Vitória/ES e suas turmas, num total de 112 alunos. Os procedimentos utilizados foram: Observação de aulas, questionário-entrevistas com as professoras e testes de avaliação das habilidades de leitura e de escrita dos alunos, aplicados ao final do ano letivo. a partir de dados obtidos através da observação de aulas nas quatro turmas, a autora descreve e analisa as práticas pedagógicas das professoras, definindo sua "competência profissional a nível prático"; a "competência profissional a nível teórico" foi detectada através da descrição e análise dos discursos das professoras em resposta aos questionários-entrevistas. Os resultados indicaram deficiência na competência profissional (técnica e política) das quatro professoras, mas evidenciaram uma diferenciação entre elas, que repercute no rendimento dos alunos: quanto mais próxima a professora da competência profissional, tal como definida pelo estudo, melhor o rendimento do aluno.