MOORI, Angela Beatriz Gonçalves (1986)
Aprendendo a Aprender Com Professores e Alunos de 1ª Série do 1º Grau: Relato de Uma Pesquisa-Ação
Aprendendo a Aprender Com Professores e Alunos de 1ª Série do 1º Grau: Relato de Uma Pesquisa-Ação.
Rio Grande do Sul, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Nome do Orientador: Vânia Maria Moreira Rasche
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Neste trabalho a autora descreve e analisa a prática pedagógica desenvolvida em escola pública de periferia de Porto Alegre, com crianças de 1ª série. Foi promovida uma radical reformulação curricular, abrangendo todos os aspectos do processo pedagógico, e envolvendo todos os alunos de 1ª série e suas professoras. A preocupação central foi compreender como as crianças aprendem e constroem seu conhecimento, através da ação, e como suas professoras se envolvem nessa tarefa; na base do trabalho com crianças e professoras estavam os ensinamentos de Piaget sobre a construção do conhecimento através da experiência física e lógico-matemática, proporcionado pela ação. Na área da alfabetização, o trabalho não se restringiu a um método, mas baseou-se na construção de estruturas lógicas, tendo como princípio norteador o pensamento lógico-matemático. A experiência conduziu a menor evasão e melhores índices de aprovação, mas os principais resultados foram a qualidade da aprendizagem dos alunos e as modificações no clima da sala de aula e no tipo de trabalho das professoras.