AMARAL, Maria Cristina Linhares F (1986)
O Código Linguístico Como Veiculador Ideológico
Rio de Janeiro, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
O Código Linguístico Como Veiculador Ideológico.
Nome do Orientador: Jurgen Heye
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Educação
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo teve por objetivo a linguagem oral utilizada em sala de aula por professores e alunos. Partindo dpos pressupostos teóricos de Bourdieu e Passeron e de Bernstein, buscou-se analisar a prática pedagógica do professor. O objetivo do trabalho foi, também, o de detectar o tipo de resposta do educando face à linguagem usada no interior da escola. foi constatada a tendência da maior parte dos alunos em utilizar a linguagem do professor ora incorporando-a ou a ela resistindo ao manterem sua linguagem de origem. Observou-se, também, que os alunos participavam da escolha dos assuntos desenvolvidos nas tarefas de classe, sendo estes bastantes distantes de sua realidade o que, sem dúvida, dificultou a comunicação e o interesse destes nas atividades intra-escolares. Tendo sido constatados os aspectos supracitados, refletindo nos professores e alunos uma postura não dialética e reprodutora do "status quo", buscou-se, numa tentativa de superação, os princípios teóricos de Gramsci e de Magda soares com vistas a uma vivência transformadora em educação. Uma vez detectado esse comportamento reprodutor na vida diária de sala de aula, atrvés da análise dos dados coletados, pretendeu-se chamar atenção do professor, assim como de linguistas, sociolinguistas e gramáticos, para a importância do professor utilizar uma linguagem comum a todos os segmentos sociais, com vistas a garantir um aprendizado efetivo, minorando o problema de evasão e repetência. Por fim, procurou-se alertar os especialistas da área sobre a insufuciência de um compromisso político renovador em educação, se este não se consubstanciar na ação de todos, a cada momento da prática escolar.