ANDRADE, Antônio dos Santos (1986)
Condições de Vida, Potencial Cognitivo e Escola: Um Estudo Etnográfico Sobre Alunos Repetentes da 1ª Série do 1º Grau
São Paulo, 1986. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Condições de Vida, Potencial Cognitivo e Escola: Um Estudo Etnográfico Sobre Alunos Repetentes da 1ª Série do 1º Grau.
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Dados referentes às condições de vida de 50 alunos representantes da 1ª série do 1º garu de uma escola pública da periferia de Urberlândia (MG) são analisados, buscando-se identificar suas origens sociais. O potencial cognitivo deles é investigado na perspectiva proposta por Vygotsky em sua conceituação de "zona de desenvolvimento proximal", incluindo amostras de linguagem e habilidades para cálculo matemático, obtidas em uma situação familiar e distensa para eles. O cotidiano da escola é estudado através das técnicas de observação participante e entrevista etnográfica. Os resultados caracterizam os alunos como filhos de migrantes rurais, vivendo em condições de probreza e incluíndo no segmento mais baixo da estratificação sócio-econômica. As crianças, em sua maioria, revelaram produções de fala significativas e elaboradas, além de habilidades para cálculos mentais. Mostraram-se também capazes de se beneficiarem da ajuda do adulto. A dinâmica intra-escolar revelou-se marcada por conflitos e antagonismos, identificados nos três níveis básicos que a caracterizam: entre professores e "especialistas", entre professores e alunos e entre o conhecimento acadêmico como constitutivos da dialética do cotidiano da escola pública de periferia. Sugestões são avançadas no sentido de uma atuação do Psicólogo Escolar como força progressista no interior desta instituição, buscando a sua transformação.