MORAIS, Artur Gomes de (1986)
O Emprego de Estratégias Visuais e Fonológicas na Leitura e Escrita em Português
Pernambuco, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal de Pernambuco.
O Emprego de Estratégias Visuais e Fonológicas na Leitura e Escrita em Português.
Nome do Orientador: Terezinha Nunes Carraher
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar as estratégias empregadas por crianças ao processarem a leitura e a escrita, nos primeiros anos de escolarização. Foram realizados três estudos experimentais: 1º - efeito de três fatores (interferência fonológica, interferência visual e extensão da palavra) sobre o desempenho de 80 crianças, da alfabetização a 3ª série, em tarefas de leitura e compreensão de frases, leitura e escrita de palavras isoladas; 2º reexame ao final do semestre letivo seguinte, das crianças das duas classes iniciais; 3ª efeito de variações na metodologia de investigação sobre o desempenho das crianças na leitura de palavras isoladas, com outras 40 crianças de 1ª e 2ª séries. Os resultados permitiram concluir que: no início da escolarização, as crianças recorrem a estratégias fonológicas; o mesmo ocorreu quando os alunos foram testados com outra metodologia de investigação; após uma etapa inicial da aprendizagem de leitura e escrita, ocorrem mudanças no modo como as crianças processam as habilidades de ler e escrever, sugerindo que os tipos de estratégias se relacionam com a progressão escolar.