GONÇALVES, Maria José Vilaça (1986)
Comparação Entre o Vocabulário da Criança e o Vocabulário Usado no Processo de Alfabetização: Estudo de Caso Através da Observação
Espírito Santo, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Espírito Santo.
Comparação Entre o Vocabulário da Criança e o Vocabulário Usado no Processo de Alfabetização: Estudo de Caso Através da Observação.
Nome do Orientador: Maria Clara
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi verificar a existência de identidade ou distorções entre o vocabulário de crianças de nível sócio-econômico diferente, na sua fala, e o vocabulário usado em cartilhas, no processo de alfabetização, especificamente na aprendizagem da leitura. Investigou-se o vocabulário de 72 crianças de duas escolas de níveis sócio-econômicos discrepantes, uma pertencente à rede oficial de ensino municipal de Vitória e outra pertencente à rede particular. Comparam-se os substantivos e os verbos no vocabulário das crianças e das cartilhas. Os resultados indicaram que ambas as cartilhas se assemelhavam quanto ao conteúdo, ilustrações, vocabulário e pobreza de criatividade. Não foram encontradas diferenças acentuadas entre o vocabulário das crianças de nível sócio econômico diferentes. As diferenças encontradas na sua maioria, relacionavam-se a características do meio sócio-cultural das crianças e das escolas onde estão inseridas. Constatou-se acentuada diferença entre o vocabulário usado pelas crianças e o vocabulário das cartilhas. A autora concluiu que o maior problema em relação à alfabetização refere-se à prática do professor na sala de aula, diferenciada nos dois tipos de escola observados.