RODRIGUES, Marlene (1986)
A Ideologia das Primeiras Letras nos Campos do Brasil; das Relações Entre a Questão Ideológica da Terra e a Política de Alfabetização de Criança Camponesa
Paraná, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Paraná.
A Ideologia das Primeiras Letras nos Campos do Brasil; das Relações Entre a Questão Ideológica da Terra e a Política de Alfabetização de Criança Camponesa.
Nome do Orientador: Onilza Borges Martins
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar historicamente o camponês brasileiro no período de 1964 a 1986 e o conteúdo ideológico das cartilhas de alfabetização a que estão sendo submetidos seus filhos nos últimos anos. Os instrumentos utilizados foram: relatos da imprensa, literatura científica, dados quantitativos, entrevistas e depoimentos de pessoas envolvidas na luta contra o latifúndio e de professores e técnicos envolvidos na criação das cartilhas governamentais do PRONASEC/Rural e exame do conteúdo manifesto e subjacente das cartilhas produzidas pelas universidades federais em convênio com as Secretarias de Estado da Educação e o MEC, a partir de 1980. Foram analisadas 8 cartilhas regionais de 8 estados (SE, PE, MS, MA, PI, RN, CE e PB). Conclusões: a característica marcante das cartilhas governamentais analisadas, excetuando-se apenas uma, é a negação do mundo rural, da vida e das lutas do camponês brasileiro e da própria cultura do homem do campo. Negam a criança e sua infância, sua importância sócio-econômica e sua dimensão real como pessoa humana, o significado político, formativo e crítico da alfabetização.