VERHINE, Maria Amélia Alves (1986)
Um Estudo da Pré-Escola Através de Seus Egressos e Sua Relação Com o Índice de e
Bahia, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal da Bahia.
Um Estudo da Pré-Escola Através de Seus Egressos e Sua Relação Com o Índice de e.
Nome do Orientador: Dalva Maria Martins Macedo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Com o intuito de estudar a pré-escola em relação à questão do fracasso escolar na 1ª série, traduzido em altos índices de reprovação e evasão, a autora comparou os resultados, na 1ª série, de 138 alunos, de uma amostra de escolas (10) da rede estadual na cidade de Salvador, constituída aleatoriamente; os alunos foram divididos em dois grupos: um grupo (experimental) que havia cursado a pré-escola pública estadual, e um grupo (controle) que não havia freqüentado. A metodologia combinou procedimentos quantitativos e qualitativos: foi aplicado teste de prontidão para a escrita e a leitura, no início da 1ª série, e analisados os relatórios escolares do fim do ano letivo, contendo dados referentes à evasão, promoção ou retenção dos alunos; foram entrevistados os diretores, supervisores e professores da 1ª série e da pré-escola das escolas que constituíram a amostra, e foram também entrevistados os pais dos alunos. Os dados quantitativos revelaram haver apenas uma pequena influência da pré-escola em relação à aprovação, e nenhuma influência em relação à evasão. O estudo qualitativo evidenciou a pouca qualidade da pré-escola pública e da 1ª série da rede pública estadual, e a seletividade existente no acesso à pré-escola, concluindo a autora que a expansão da pré-escola pública antecipou a discriminação escolar ao invés de democratizar o acesso à escola.