ABUD, Maria José Milharezi (1986)
O Ensino da Leitura e da Escrita na Fase Inicial da Escolarização de Acordo Com os Alfabetizadores Considerados Eficientes.
São Paulo, 1986. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Supervisão e Currículo)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
O Ensino da Leitura e da Escrita na Fase Inicial da Escolarização de Acordo Com os Alfabetizadores Considerados Eficientes.
Nome do Orientador: Mirtes Alonso
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar a prática pedagógica de professores considerados eficientes, na opinião de seus pares, na tarefa de alfabetização, com vistas à descoberta dos fundamentos em que se apóia essa prática e à busca da possível coerência entre as convicções dos professores e o trabalho por eles desenvolvido. Foram entrevistadas dez professoras do interior de São Paulo que atuavam em escolas públicas da rede estadual, freqüentadas por alunos de baixo nível sócio-econômico. Entre as principais razões que justificam ou explicam o sucesso das professoras, identificou-se: a experiência dessas profissionais como alfabetizadoras, a expectativa positiva que tinham em relação ao rendimento dos alunos, a relação professor-aluno vista com total interação; a estimulação para que os alunos revelassem o conhecimento que já possuíam e a valorização da experiência dos alunos.