SMOLKA, Ana Luíza Bustamante (1987)
A Alfabetização Como Processo Discursivo
São Paulo, 1987. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
A Alfabetização Como Processo Discursivo.
Nome do Orientador: Joaquim Brasil Fontes Junior
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A partir do pressuposto de que a interação e a linguagem são constitutivas do conhecimento, e de que a leitura e a escrita são momentos discursivos, a autora analisa a aquisição da escrita pelas crianças, nas relações de interação e interlocução que ocorrem no processo escolar da alfabetização, contextualizando-as no movimento das transformações histórico-sociais. A análise baseia-se em entrevistas com crianças, voltadas para a identificação de seus conceitos e conhecimentos com relação à escrita, e em observações do processo escolar de alfabetização. Para a análise dos conceitos e conhecimentos das crianças, foram estabelecidas, a partir dos dados coletados, categorias de estratégias, habilidades e conhecimentos de leitura e de escrita; as categorias foram hierarquizadas, de modo a evidenciar uma progressão e um crescimento em termos de desenvolvimento das noções infantis sobre a leitura e a escrita; a análise do processo de alfabetização em sala de aula e das relações pedagógicas foi feita, sob um ponto de vista construtivista, no quadro da teoria da enunciação e da análise do discurso. O estudo permitiu concluir que a escola: não ensina as crianças a fazer uso da escrita como forma de interlocução, ensina apenas a repetir palavras e frases; ensina as crianças a lerem buscando um sentido supostamente unívoco e literal das palavras e dos textos; não percebe que a incompreensão por parte das crianças não é fruto de uma incapacidade, mas é resultado de uma forma inadequada de interação pedagógica, que não leva em conta os processo de elaboração do conhecimento sobre a escrita.