ALMEIDA, Rosângela Doin de (1987)
O Método Integral Para o Ensino da Leitura e Escrita - Uma Proposta de Alfabetização Com Compreensão
São Paulo, 1987. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de São Paulo.
O Método Integral Para o Ensino da Leitura e Escrita - Uma Proposta de Alfabetização Com Compreensão.
Nome do Orientador: José Carlos de Araújo Melchior
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve por objetivo avaliar os resultados e a exeqüibilidade, na realidade educacional brasileira, do Método Integral de Alfabetização, criado por Venâncio Onãtiva - Salta/Argentina. O Método Integral inicia-se com o uso de um código ideográfico entendido como ponte entre a linguagem oral e a escrita, e que, embora não usando grafemas, preserva o conteúdo semântico da fala e a correspondência gráfica desse conteúdo em sua estrutura sintática com a disposição espaço-temporal própria das línguas ocidentais. A escrita é introduzida depois de dominado o código ideográfico e com base nele. A pesquisa consistiu num experimento realizado com 76 sujeitos, alunos de 1ª série, equiparados quanto ao nível sócio-econômico, prontidão e condições de ensino, divididos em dois grupos %u2013 grupo experimental e grupo de controle - compostos de 38 elementos cada. O grupo experimental foi alfabetizado pelo Método Integral, enquanto o grupo de controle foi alfabetizado com um método tradicional de linha sintética. O desempenho dos grupos foi comparado quanto à ortografia, organização gráfica e caligrafia, criatividade na escrita e interpretação de textos. A autora concluiu que os alunos do grupo experimental tiveram desempenho superior ao do grupo de controle quanto à ortografia, interpretação de textos e, sobretudo,quanto à organização gráfica e criatividade na escrita.