ENGERS, Maria Emília Amaral (1987)
O Professor Alfabetizador Eficaz: Análise de Fatores Influentes da Eficácia do Ensino
Rio Grande do Sul, 1987. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O Professor Alfabetizador Eficaz: Análise de Fatores Influentes da Eficácia do Ensino.
Nome do Orientador: Maria das Graças Furtado Feldens
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Caracterização do Alfabetizador
Referencial Teórico: Pedagogia
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O estudo teve como objetivo identificar os fatores que se relacionam com a alfabetização eficaz, com base na visão dos alfabetizadores bem sucedidos e na percepção da própria investigadora. A primeira fase da pesquisa objetivou identificar alfabetizadores bem sucedidos que atuam nas escolas estaduais de 1º grau, em Porto Alegre; no âmbito da 1º e da 37º Delegacias da Educação. Para localizar os alfabetizadores, foram elaborados questionários, que enviados as escolas para seis profissionais do ensino a saber : o diretor ou vice-diretor, o supervisor, o orientador e três professores do currículo por atividades (excluindo alfabetizadores). Esse instrumento solicitava aos respondentes informações sobre; a) percepção em relação ao melhor Alfabetizador de sua escola (escolha); b) indicação de, no mínimo, três motivos que o levaram a fazer a escolha e, no c) tempo aproximado de experiência em sala de aula do Alfabetizador selecionado (mínimo 2 anos). Sendo selecionados vinte alfabetizadores eficazes. A Segunda fase, foi direcionada aos alfabetizadores selecionados, incluindo o uso de entrevistas , visando conhecer a percepção dos alfabetizadores em relação aos fatores influentes na sua ação e, a terceira fase, procurou conhecer a realidade, através da observação em sala de aula, tanto relatando as ocorrências (observações descritivas), quanto codificando ocorrências pelo instrumento padronizado Sistema observacional para Análise de Instrução SOAI, sendo salientado nas respostas a necessidade de aproximação da alfabetizadora com as crianças, procurando acompanhar seus ritmos individuais. Mostrando ainda a preocupação em relação aos cursos de formação de professores, sugerindo reformulações. Nas observações descritivas, são apresentados 10 relatos de casos; de situações vividas em sala de aula. Ficando demonstrado, segundo a autora, o equilíbrio entre o discurso e a prática docente das alfabetizadoras, que compõem a amostra deste estudo. A autora conclui sua tese, firmando a crença de que o alfabetizador quando bem preparado no sentido do saber, saber ser e saber fazer, comprometido com o seu desempenho, pode ser um alfabetizador eficaz . Enfatizando ainda que, com a tomada de consciência de seu papel e de sua competência o professor fará o seu ensino de uma maneira critica e criativa no sentido de transmissão do saber.