MEZZAROBA, Solange Maria Beggiato (1987)
Habilitação Profissional de Magistério - Curso 2º Grau: a Formação do Professor Alfabetizador
São Paulo, 1987. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Habilitação Profissional de Magistério - Curso 2º Grau: a Formação do Professor Alfabetizador.
Nome do Orientador: Antonio Carlos Caruso Ronca
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Formação do Alfabetizador
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: Tal estudo tem por objetivo analisar como se dá a formação do professor alfabetizador, na habilitação profissional de magistério - curso de 2º grau, em uma instituição pública na cidade de Londrina - PR, no período de 1985 e 1986. Com o objetivo de se localizar as disciplinas que abordam o tema alfabetização, foi feita uma análise da grade curricular em vigor em 1986. As disciplinas levantadas foram: Didática Especial da Comunicação e Expressão da 2ª e 3ª série, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia da aprendizagem, Filosofia da educação, Sociologia da educação e Língua Portuguesa. Foram realizadas também entrevistas com alguns professores e 6 alunas da 3ª série do referido curso. Para em seguida, ser realizada uma análise qualitativa dos dados das entrevistas. De acordo com os relatos, pôde-se observar que, apesar de procurarem introduzir alguns aspectos a mais do que só o aspecto mecânico da leitura e da escrita, os professores entrevistados ainda possuem uma visão restrita do que é alfabetização. Tais profissionais ainda não têm claras as soluções possíveis para resolver os problemas e, a partir daí conseguir uma aquisição da leitura e escrita mais efetiva. A atuação do professor se torna então fator determinante no processo, uma vez que é ele quem irá estabelecer as regras iniciais da prática desenvolvida em uma sala de aula. O tema %u201C alfabetização%u201D , como unidade de ensino, aparece claramente colocado como conteúdo específico a ser desenvolvido durante a 3ª série na disciplina de Didática da Comunicação e Expressão. Além disso, fica claro através dos relatos das alunas, que os conteúdos relativos à alfabetização se situam mais no âmbito teórico sem articulação com as práticas de sala de aula. Pode-se perceber também que a maioria destas alunas não se sentem aptas para enfrentar uma sala de aula, principalmente sendo de alfabetização. Conclui-se que o curso de formação de magistério pesquisado, na forma como está estruturado, não propicia condições a seus egressos de atuarem satisfatoriamente como alfabetizadores, e que deve ser revisto visando uma formação mais consistente para atuação neste segmento da escola básica.