FRANCHI, Eglê Pontes (1987)
Da Oralidade à Escrita: Articulando Aspectos Sociais, Lingüísticos e Psicológicos Ao Processo Pedagógico na Alfabetização
São Paulo, 1987. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Da Oralidade à Escrita: Articulando Aspectos Sociais, Lingüísticos e Psicológicos Ao Processo Pedagógico na Alfabetização.
Nome do Orientador: Paulo Freire
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Proposta Didática
Referencial Teórico: Interdisciplinaridade
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: A tese relata pesquisa participante em que a pesquisadora assumiu a responsabilidade de alfabetização de uma classe regular da rede de ensino oficial do Estado de São Paulo, durante o ano de 1985. A partir do exame da realidade social e lingüística dos alunos, das peculiaridades de sua modalidade coloquial, das concepções que faziam da escrita, o processo de alfabetização foi orientado no sentido de aproximá-lo do processo natural de desenvolvimento psicológico da criança e acompanhar a maturação dos processos simbólicos e cognitivos envolvidos nesse processo; as estratégias foram organizadas assumindo-se o pressuposto de que a alfabetização deve construir-se sobre a base da oralidade da criança e deve vincular-se a processos significativos e interativos. A autora descreve os mecanismos presentes na relação pedagógica que se desenvolve entre alfabetizadora e alfabetizandos, o processo de instrumentação destes para a escrita, os passos das crianças desde o início da alfabetização até à interpretação e produção fluente de textos. Os procedimentos utilizados para a coleta e análise das informações foram a gravação de situações de diálogo e de manifestações das crianças, entrevistas com os alunos e seus pais, registros em um "diário de classe" e análise de todos os elementos escritos, elaborados pela professora-pesquisadora (materiais didáticos, exercícios, observações) e pelas próprias crianças (desenhos, tarefas, bilhetes, textos, dentre outros). A tese enfatiza o papel do professor, a eficácia do trabalho conjunto na construção dos conhecimentos, a natureza social e dialogal da linguagem, a importância da contextualização tanto para tornar significativos os elementos utilizados no processo de alfabetização quanto para a obtenção de informações e dados sobre a realidade e o aproveitamento das crianças.