VAINE, Maria Cecília Busnardo (1987)
Os Valores na Formação do Professor
Paraná, 1987. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Paraná.
Os Valores na Formação do Professor.
Nome do Orientador: Não Atribuído
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho tem como foco principal a problemática dos valores na Educação, em especial, na formação do professor. Parte do pressuposto de que os valores presentes na sociedade indicam os fins da Educação e permeiam toda a filosofia da educação. A partir de estudos, pesquisas, relatórios de encontros sobre formação do professor, o trabalho busca fundamentação teóricaem estudos axiológicos, considerando que a melhoria da qualidade do ensino de 1ª a 4ª série deve iniciar pela atualização dos valores e da filosofia dos cursos de formação de professores. Isto se concretiza ao final da tese, quando da elaboração de uma proposta curricular completa para um novo curso de magistério em 4 séries, cuja linha mestra é EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO, o que inclui a dimensão social, política e trabalhista da profissão Magistério. A filosofia da proposta está baseada nos estudos sobre valores feitos nos capítulos iniciais, e dá ênfase à formação pedagógica. Além da filosofia, constam da proposta os objetivos do curso, as linhas básicas de ação didático-pedagógica, a metodologia, a avaliação e a grade curricular. São feitas considerações sobre educação geral e formação especial, proposição para estágio supervisionado e prática de ensino, definindo, ainda, a terminalidade do curso. A proposta destina-se à sua implantação, em caráter experimental, no Instituto de Educação do Paraná.