SILVA, Maria de Nazaré da Costa (1987)
Para Repensar a Alfabetização: Um Estudo Introdutório
São Paulo, 1987. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Para Repensar a Alfabetização: Um Estudo Introdutório.
Nome do Orientador: Regina Alcântara de Assis
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho teve como objetivos: analisar como é encarada, na escola, a maneira de falar da criança de camadas populares, e suas implicações para a aprendizagem da leitura e da escrita; verificar a utilização, ou não, das experiências da criança pela escola; descrever como ocorre, em sala de aula, o ensino da leitura e da escrita. A pesquisa foi feita em uma escola pública localizada na periferia de Teresina, Piauí, freqüentada por crianças pertencentes às camadas populares, tendo sido usados, como procedimentos, observações de aulas em 4 turmas de alfabetização e entrevistas com as professoras das turmas, com 30 crianças multirepetentes e com dificuldade de adaptação à professora, e com 10 pais. A autora constatou: nas professoras, a presença de preconceitos em relação à fala das crianças e as interações lingüísticas escolares funcionando como forma de dominação e reforçamento das diferenças sociais; nas crianças, a utilização da linguagem como forma de resistência, de manutenção de sua identificação cultural com o seu meio; nas atividades de ensino-aprendizagem, uma desarticulação entre as experiências de vida das crianças e o conteúdo que a escola lhes impõe, e um ensino da leitura e da escrita restrito a exercícios mecânicos de repetição e cópia. Concluindo, a autora sugere alternativas para o processo de alfabetização na escola.