HERTER, Marcos Lourenço (1988)
Municipalização de Cartilha - Uma Reconstrução de Experiência
Rio Grande do Sul, 1988. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Municipalização de Cartilha - Uma Reconstrução de Experiência.
Nome do Orientador: Balduino Antonio Andreola
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do autor foi analisar, à luz das teorias de Jean Piaget, de Emília Ferreiro e de Vygotsky, Luria e Leontiev, o processo de construção de uma cartilha elaborada para utilização em município rural do Rio Grande do Sul, no quadro do processo de municipalização do ensino. Buscou-se verificar a concepção que a equipe que elaborara a cartilha possuía da relação educação - sociedade e da relação aprendizagem - desenvolvimento; buscou-se ainda verificar se a equipe tinha uma teoria da aprendizagem que fundamentasse o processo de aquisição da língua escrita; finalmente, buscou-se verificar a importância ou não da municipalização da cartilha. Foram entrevistados dois dos três técnicos da SEE responsáveis pela construção da cartilha, uma professora que havia utilizado a cartilha, e, a respeito da municipalização do ensino, o dirigente de uma entidade de classe dos professores. O autor constatou não ser claro o entendimento, por parte dos elaboradores da cartilha, da relação educação - sociedade; detectou a inexistência de uma teoria que explicasse o processo de construção da língua escrita e que fundamentasse a construção da cartilha; verificou que a municipalização da cartilha foi positiva, mas que o processo de municipalização do ensino sofria restrições e era considerado perigoso.