RIBEIRO, Eleonora Estela Toffoli (1988)
Condições de Alfabetização na 1ª Série e Desenvolvimento Cognitivo dos Escolares Um Estudo de Caso na Periferia de Uberlândia
São Paulo, 1988. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Condições de Alfabetização na 1ª Série e Desenvolvimento Cognitivo dos Escolares Um Estudo de Caso na Periferia de Uberlândia.
Nome do Orientador: Bernardete Angelina Gatti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Através da descrição de práticas utilizadas na alfabetização de duas classes de 1ª série de escola periférica de Uberlândia, a autora buscou compreender de que forma essas práticas podem favorecer ou não o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e de cidadania dos alunos. Durante 3 meses e meio a autora realizou, no ano de 1984, observação participante em duas classes de 1ª série, identificando o trabalho nas salas de aula, nas atividades de leitura, de escrita e de gramática e ortografia. Os dados recolhidos, analisados à luz de teorias psicológicas construtivistas-interacionistas de desenvolvimento, indicaram que as concepções das professoras a respeito dos alunos, da aprendizagem, do ensino, da linguagem e dos objetivos da alfabetização refletiam um pensamento pedagógico tradicional expresso em procedimentos que conduziam à mecanização e à estereotipia tanto do ensino quanto das relações interpessoais em sala de aula. Ficou evidente, também, que o alto índice de aprovação obtido e o intenso trabalho realizado em ambas as turmas não contribuíam tanto quanto poderiam contribuir para o desenvolvimento do educando. A autora conclui que, para reverter esse quadro, é de fundamental importância uma "revolução conceitual", acrescentando que a ação de psicólogos educacionais e de pedagogos junto a professores é necessária, para auxiliá-los no processo de mudança qualitativa de seu trabalho didático.