PERNAMBUCO, Déa Lúcia Campos (1988)
Avaliação de Uma Cartilha Baseada em Critérios Lingüísticos Para a Seleção e a Ordenação das Palavras-Geradoras
Rio de Janeiro, 1988. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Avaliação de Uma Cartilha Baseada em Critérios Lingüísticos Para a Seleção e a Ordenação das Palavras-Geradoras.
Nome do Orientador: Alda Judith Alves Mazzotti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo objetivou avaliar a eficácia de uma cartilha fundamentada em critérios lingüísticos para a seleção e a ordenação das palavras-geradoras, a cartilha "Vivina e Fafau", considerando os aspectos: leitura inicial e ortografia inicial. Foram comparados os resultados obtidos por crianças alfabetizadas por essa cartilha com os resultados obtidos por crianças alfabetizadas com outras cartilhas que utilizavam a mesma metodologia analítico-sintética e a técnica da palavras-geradoras, mas não obedeciam a critérios lingüísticos na seleção e ordenação dessas palavras (as cartilhas Caminho Suave, Eu gosto de aprender, Mundo Mágico e Camila Sonha). Foram sujeitos da pesquisa 120 alunos, pertencentes a 13 turmas de Ciclo Básico de Alfabetização (CBA) da rede estadual de Minas Gerais, divididos em 3 grupos de 40 alunos: Grupo A %u2013 alunos que tinham terminado o estudo da cartilha "Vivina e Fafau" no final do segundo ano de escolaridade; Grupo B %u2013 alunos que tinham terminado o estudo de outras cartilhas com um e dois anos de escolaridade; Grupo C %u2013 alunos que tinham terminado o estudo de outras cartilhas com um ano de escolaridade. Os dados foram coletados através de dois instrumentos, Teste de leitura inicial e Teste de ortografia inicial, e foram tratados descritivamente, através do cálculo de médias dos grupos e análise dos resultados por nível de dificuldade dos itens de cada teste. A cartilha analisada não se mostrou superior em relação às demais, revelando mesmo menor eficácia na prática, pois demandou mais tempo para sua conclusão sem que isso resultasse em melhor desempenho dos alunos.