HERNANDORENA, Carmen Lúcia Matzenauer (1988)
Uma Proposta de Análise de Desvios Fonológicos Através de Traços Distintivos
Rio Grande do Sul, 1988. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Uma Proposta de Análise de Desvios Fonológicos Através de Traços Distintivos.
Nome do Orientador: Mehmet S. Yavas
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Sistema Fonológico / Sistema Ortográfico
Referencial Teórico: Lingüistica
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O estudo , teve como principal objetivo, a descrição e análise de consoantes e das substituições consonantais no processo de aquisição da fonologia do português, como primeira língua, com base na teoria dos traços distintivos. Tendo este três funções básicas: a) função fonética (acústicos e /ou articulatórios); b) função fonémica, estabelecendo contrastes entre itens lexicais; c) a função de definir as classes naturais e, consequentemente, responder pelos processos fonológicos , que sofrem os segmentos, determinando o seu comportamento no sistema da língua. Os sujeitos do trabalho foram 134 crianças, 73 meninas e 61 meninos, que se encontravam na faixa de idade de 2:0 a 4:3. Sendo subdivididos em 14 faixa etárias. São crianças que freqüentam escolas maternais e jardins de infância das cidades de Pelotas e de Porto Alegre - RS e pertencentes a classe economia considerada média. Cada criança foi entrevistada individualmente uma vez, nas próprias escolas, procedendo-se a gravação de todos os dados obtidos. Marcando-se a sílaba tônica de cada palavra na transcrição fonética. Na descrição e análise do corpus, fase seguinte a transcrição fonética dos dados gravados, usou-se uma metodologia bidimensional, sendo usada na primeira etapa, a análise contrastiva e, a seguir, a análise dos dados distintivos onde buscou-se verificar a possível correlação entre a hierarquia e o funcionamento interdependente dos traços e a evolução do processo de aquisição da fonologia. A análise contrastiva, consistiu no levantamento dos fones usados sistematicamente pela criança com efeito contrastivo, conforme posição que podem ocupar na estrutura da sílaba e da palavra. A partir desta etapa, foi feito um "inventário fonético" de cada faixa etária, verificando a variabilidade de produção, sendo determinados 14 sistemas de fones contrastivos, procedendo-se finalmente, ao levantamento das substituições que alteraram os sistemas fonológicos e a análise de traços distintivos. Em sua conclusão a autora aponta uma série de colaborações substanciais de sua pesquisa , juntamente com outros estudos, entre elas que, a capacidade fonética não implica capacidade fonológica. Segundo a autora, a pesquisa comprovou, os postulados teóricos de Stevens & Keyser, que há uma hierarquia de traços - primários e secundários - funcionando numa relação de interdependência, expressa no processo de intensificação da distintividade, podendo mostrar que efetivamente, esses pressupostos constituem princípios lingüísticos que influenciam determinadamente á aquisição da fonologia. Apontando também, as diversas áreas que a teoria defendida passa a ser usada: como a área educacional, na fonologia clínica com terapia de desvios fonológicos. Finaliza, colocando que a teoria fonológica vem apontando novos caminhos e retrilhando os já percorridos no processo irrevogável da evolução.