HERNANDORENA, Carmen Lúcia Matzenauer (1988)
Uma Proposta de Análise de Desvios Fonológicos Através de Traços Distintivos
Uma Proposta de Análise de Desvios Fonológicos Através de Traços Distintivos.
Rio Grande do Sul, 1988. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Nome do Orientador: Mehmet S. Yavas
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Sistema Fonológico / Sistema Ortográfico
Referencial Teórico: Lingüistica
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O estudo , teve como principal objetivo, a descrição e análise de consoantes e das substituições consonantais no processo de aquisição da fonologia do português, como primeira língua, com base na teoria dos traços distintivos. Tendo este três funções básicas: a) função fonética (acústicos e /ou articulatórios); b) função fonémica, estabelecendo contrastes entre itens lexicais; c) a função de definir as classes naturais e, consequentemente, responder pelos processos fonológicos , que sofrem os segmentos, determinando o seu comportamento no sistema da língua. Os sujeitos do trabalho foram 134 crianças, 73 meninas e 61 meninos, que se encontravam na faixa de idade de 2:0 a 4:3. Sendo subdivididos em 14 faixa etárias. São crianças que freqüentam escolas maternais e jardins de infância das cidades de Pelotas e de Porto Alegre - RS e pertencentes a classe economia considerada média. Cada criança foi entrevistada individualmente uma vez, nas próprias escolas, procedendo-se a gravação de todos os dados obtidos. Marcando-se a sílaba tônica de cada palavra na transcrição fonética. Na descrição e análise do corpus, fase seguinte a transcrição fonética dos dados gravados, usou-se uma metodologia bidimensional, sendo usada na primeira etapa, a análise contrastiva e, a seguir, a análise dos dados distintivos onde buscou-se verificar a possível correlação entre a hierarquia e o funcionamento interdependente dos traços e a evolução do processo de aquisição da fonologia. A análise contrastiva, consistiu no levantamento dos fones usados sistematicamente pela criança com efeito contrastivo, conforme posição que podem ocupar na estrutura da sílaba e da palavra. A partir desta etapa, foi feito um "inventário fonético" de cada faixa etária, verificando a variabilidade de produção, sendo determinados 14 sistemas de fones contrastivos, procedendo-se finalmente, ao levantamento das substituições que alteraram os sistemas fonológicos e a análise de traços distintivos. Em sua conclusão a autora aponta uma série de colaborações substanciais de sua pesquisa , juntamente com outros estudos, entre elas que, a capacidade fonética não implica capacidade fonológica. Segundo a autora, a pesquisa comprovou, os postulados teóricos de Stevens & Keyser, que há uma hierarquia de traços - primários e secundários - funcionando numa relação de interdependência, expressa no processo de intensificação da distintividade, podendo mostrar que efetivamente, esses pressupostos constituem princípios lingüísticos que influenciam determinadamente á aquisição da fonologia. Apontando também, as diversas áreas que a teoria defendida passa a ser usada: como a área educacional, na fonologia clínica com terapia de desvios fonológicos. Finaliza, colocando que a teoria fonológica vem apontando novos caminhos e retrilhando os já percorridos no processo irrevogável da evolução.