SILVA, Zillá Aparecida Peigo de Moura e (1988)
Criando a Necessidade de Ler: Análise de Uma Experiência
Criando a Necessidade de Ler: Análise de Uma Experiência.
São Paulo, 1988. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Carlos.
Nome do Orientador: Mirtes Alonso
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Proposta Didática
Referencial Teórico: Pedagogia
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Comparativo
Resumo: Partindo do pressuposto de que atividades de contato com a palavra escrita podem fazer emergir na criança a necessidade e o interesse pela leitura, levando, consequentemente, a uma alfabetização mais rápida e eficiente, pressuposto construído com base em uma experiência anterior com crianças de creche, relatada pela autora, o trabalho teve como objetivo descrever uma experiência de alfabetização realizada com crianças de 1a série de escola de zona rural. A autora fez observação participante numa classe de 37 crianças, novatas na 1ª série do 1º grau de uma escola pública rural do Estado de São Paulo, ora interferindo diretamente no trabalho das crianças, ora atuando por intermédio da professora da classe. Os sujeitos foram inicialmente avaliados por um teste de prontidão para a alfabetização e através de desenho livre. A pesquisadora juntamente com a professora desenvolveram atividades orais em torno de histórias, atividades de desenho, de leitura e de escrita informal, ao mesmo tempo em que se promovia a alfabetização através de procedimentos formais. A autora conclui que as atividades desenvolvidas, além de terem conduzido a um desenvolvimento satisfatório do processo de alfabetização, levaram as crianças a uma concepção adequada do sistema de escrita, a valorizar a leitura e a escrita, a ver o ler e o escrever como práticas necessárias.