LINHARES, Maria Beatriz Martins (1988)
Interação Professor-Aluno em Uma Classe de Primeira Série Com Substituição de Professoras
São Paulo, 1988. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Interação Professor-Aluno em Uma Classe de Primeira Série Com Substituição de Professoras.
Nome do Orientador: Edna Maria Marturano
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Psicologia Experimental
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo teve por objetivo caracterizar a interação entre as professoras (titular e substituta) e os alunos de uma classe de primeira série em escola de periferia. videogravações feitas em sala de aula foram analisadas quanto aos episódios de contato e os resultados informaram acerca de aspectos gerais da interação, dos contatos iniciados pelos alunos e pelas professoras e da transição entre contatos. Verificou-se que os alunos participaram acentuadamente, sendo atendidos pelas professoras em função dos indicadores de proximidade física e conteúdo verbal das iniciativas. A atuação das professoras caracterizou-se pela abordagem individualizada dos alunos, desenvolvendo o ensino de leitura e cópia. Nesse contexto, o manejo da classe orientava-se para a organização do atendimento mais que para o controle disciplinar. Comparando-se os períodos com cada professora foram evidenciados padrões relativamente homogêneos, porém algumas variações foram encontradas. A professora titular alterou contatos individuais com coletivos; conseguiu atender a um maior número de alunos, regulando iniciativas para que não interrompessem em demasia contatos individuais em curso; dedicou-se ao ensino da leitura. A professora substituta concentrou-se em contatos individuais prolongados, porém frequentemente interrompidos por ela própria ou por intromissões dos alunos; dedicou-se à supervisão de cópia. Quanto ao comportamento dos alunos, de um período para o outro, verificou-se uma redução nas suas iniciativas e em aumento de intromissões em outros contatos. O trabalho traz contribuições para o conhecimento da participação dos alunos e da atuação da professora e tem implicações metodológicas para estudos - da interação em sala de aula.