LIMA, Maria Edite Costa (1988)
A Concepção das Funções da Escrita e Sua Influência em Crianças de Escola Pública em Fase de Alfabetização
A Concepção das Funções da Escrita e Sua Influência em Crianças de Escola Pública em Fase de Alfabetização.
Pernambuco, 1988. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal de Pernambuco.
Nome do Orientador: Terezinha Nunes Carraher
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Partindo do pressuposto de que há fatores, além dos macro-estruturais, que contribuem para o fracasso escolar de crianças pertencentes às populações de baixa renda, a autora buscou identificar os usos de escrita e leitura mais comuns numa comunidade de baixa renda, as concepções das funções e da representação da escrita nas crianças dessa comunidade no início e no final da alfabetização, e os usos mais comuns da escrita feitos por essas crianças e suas professoras durante o período de alfabetização, a fim de verificar se a escola contribui, durante o processo de alfabetização, para a mudança ou ampliação da concepção das funções da escrita e se o nível de conhecimento da representação escrita está relacionado com o nível de conhecimento das funções da escrita. Foram sujeitos dessa pesquisa 40 alunos de duas escolas públicas de Olinda/PE, sendo todos novatos na 1ª série do 1º grau, com idade entre 6 e 8 anos. Foram realizadas entrevistas com as famílias e os professores dos alunos, feitas observações em sala de aula e aplicados às crianças exames individuais visando levantar o conhecimento da representação da função da escrita nos momentos iniciais e finais do período de alfabetização. A autora concluiu que era pouco freqüente a prática de atividades de leitura e escrita nas famílias das crianças pesquisadas, e que os usos da leitura e da escrita desenvolvidos pelas professoras tinham um caráter estritamente escolar, estando ausentes os demais usos sociais da escrita. Identificaram-se relações entre os níveis de conhecimento das funções e da representação da escrita alcançados no início e no final do ano letivo; não se observaram influências do conhecimento das funções da escrita sobre o conhecimento da representação escrita; inversamente, o conhecimento da representação da escrita mostrou-se preditivo do conhecimento das funções da escrita. As práticas de leitura e escrita dos responsáveis pelas crianças não se revelaram bons preditores dos níveis de conhecimento envolvidos na aprendizagem, e também não foram encontradas relações entre as condições sócio-econômicas das famílias e os níveis de conhecimento da representação e das funções da escrita.