LOBO, Terezinha Maria Grillo (1988)
O Ensino de Leitura nas Escolas de 1º Grau da Rede Municipal de Ensino de Vitória: Caracterização e Avaliação
Espírito Santo, 1988. Dissertação de Mestrado Acadêmico Universidade Federal do Espírito Santo.
O Ensino de Leitura nas Escolas de 1º Grau da Rede Municipal de Ensino de Vitória: Caracterização e Avaliação.
Nome do Orientador: Angela Maria Monjardim
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Ensino
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo teve a finalidade de avaliar o ensino de leitura nas séries finais do 1º grau. Baseou-se na realidade das escolas públicas da rede municipal de Vitória, tendo a participação de 33 professores de Língua Portuguesa. Os dados foram colhidos através de questionários, análise documentária, observação de sala de aula (semi- e não-estruturada). as análises basearam-se em técnicas estatísticas descritivas, destacando-se, dentre elas, a análise de correlação (Spearman).O relatório apresenta: todos os dados de frequência e porcentagem relativos à caracterização dos sujeitos e suas percepções investigadas; os dados de correlação. o estudo conclui que o ensino de leitura nas escolas analisadas tinham como principal finalidade a decodificação linear do texto, transformando o ato de ler em meio para múltiplas aprendizagens, desprovido, assim, de valor intrínseco como conteúdo educaconal em si mesmo. Com base nos achados da pesquisa, foram apresentadas sugestões e recomendações para a prática e para futuros estudos.