RODRIGUES, Irene Elias (1988)
A Utilização do Método de Comunicação Total Como Adjunto Efetivo na Remediação de Alunos Com Dissincronia na Alfabetização e a Sua Interface Entre Linguagem Oral, Codificada e Gesticular
A Utilização do Método de Comunicação Total Como Adjunto Efetivo na Remediação de Alunos Com Dissincronia na Alfabetização e a Sua Interface Entre Linguagem Oral, Codificada e Gesticular.
Rio de Janeiro, 1988. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: William Lee Berdel Martin
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do estudo foi verificar o efeito da introdução, no processo de alfabetização de alunos que manifestavam atrasos sérios na leitura e soletração, do Alfabeto Digital e da Linguagem Gesticular Padronizada, procedimentos derivados da abordagem de Comunicação Total utilizada na educação de surdos. Foram sujeitos desta pesquisa 9 alunos de 2ª série de uma escola regular, com dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. Após a testagem dos procedimentos com uma turma piloto, constituída de alunos que não apresentavam dificuldades de leitura e escrita, os alunos sujeitos da pesquisa foram submetidos à experiência, que consistiu na aplicação de exercícios de uso do Alfabeto Digital e da Linguagem Gesticular, em sessões fora da sala de aula; foram aplicados um pré-teste e um pós-teste. A autora conclui que o uso da soletração digital foi positivo, facilitou a acepção som/símbolo, reduziu a distração, ativou a motivação e promoveu a independência na aprendizagem. Todos os sujeitos superaram a maioria de suas dificuldades fonológicas, tendo sido promovidos para a terceira série.