UEMURA, Eico (1988)
O Brinquedo e a Prática Pedagógica
São Paulo, 1988. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Supervisão e Currículo)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
O Brinquedo e a Prática Pedagógica.
Nome do Orientador: Antonio Chizzotti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Entendendo o brinquedo como capaz de promover a aprendizagem da criança e considerando-o componente pedagógico possível e necessário no processo de alfabetização, a autora busca verificar a presença do brinquedo na prática pedagógica da alfabetização. O procedimento utilizado foi a aplicação de um questionário a 72 professores alfabetizadores, sendo 25 professores de Curso de Educação Infantil (pré-escola) da rede particular, selecionados por amostragem, e 47 professores de 1ª série do 1º grau de uma das Delegacias de Ensino de SP, também selecionados por amostragem. A autora conclui que: o professor declara acreditar no papel do brinquedo na aprendizagem, mas sua prática revela o contrário, pois proibe-o na rotina escolar; o professor reconhece necessitar de subsídios e auxílio para utilizar o brinquedo no processo de alfabetização; a escola nega espaços físicos e pedagógicos para o brinquedo.