OPPIDO, Claudete (1988)
Classes Populares e o Sucesso na Alfabetização
São Paulo, 1988. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Supervisão e Currículo)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Classes Populares e o Sucesso na Alfabetização.
Nome do Orientador: Ana Maria Saul
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo visou analisar as ações que conduziam professores alfabetizadores a obter sucesso em suas classes de alfabetização, sucesso evidenciado pelos altos índices de aprovação obtidos. A pesquisa se realizou em 4 escolas da rede municipal de ensino de São Paulo, que tinham apresentado, nos resultados finais da avaliação de 1985, altos índices de aprovação em classes de alfabetização. Foram levantados dados sobre os alunos de 1a série e suas professoras, e foram realizadas entrevistas com as professoras alfabetizadoras que empregavam "metodologia comum", isto é, não envolvidas em propostas ou projetos específicos de alfabetização, e entrevistas também com coordenadores pedagógicos. Relativamente às professoras, buscou-se detectar procedimentos de organização das classes, conteúdos programáticos, metodologia, uso de material didático, aspectos de avaliação, atitudes que pudessem explicar os índices satisfatórios de aprovação. Quanto aos alunos, buscou-se esclarecer os altos índices de aprovação caracterizando a escolaridade prévia - passagem ou não pela pré-escola e repetência. A autora verificou diferenças significativas entre os resultados dos alunos com pré-escola e sem pré-escola, com favorecimento dos primeiros; quanto às professoras, concluiu que são condições para o sucesso da alfabetização a sua continuidade no processo de ensino-aprendizagem e a sua experiência docente; quanto à prática da professora, revelaram-se eficazes a organização de classes mais homogêneas, a mediação da linguagem oral no processo de alfabetização, a utilização de processos de análise e síntese para a aquisição da língua escrita, as estratégias de elaboração e de uso de material didático, as atividades de recuperação inseridas no processo, a troca de experiências entre as professoras, os contatos bem conduzidos entre professoras e pais.