SÁ, Terezinha Maria Pancini de (1988)
A Prática Docente do Professor de 1ª Série em Uma Escola Pública de 1º Grau: Contribuição Ao Estudo da Formação do Professor Alfabetizador
A Prática Docente do Professor de 1ª Série em Uma Escola Pública de 1º Grau: Contribuição Ao Estudo da Formação do Professor Alfabetizador.
São Paulo, 1988. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Nome do Orientador: Samuel Pfromm Netto
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Caracterização do Alfabetizador
Referencial Teórico: Pedagogia
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O estudo foi realizado com o objetivo principal de descrever a atuação de duas professoras de primeira série do primeiro grau no seu trabalho cotidiano na escola e, principalmente, em sala de aula. Neste contexto, foram focalizadas as atividades de ensino-aprendizagem, os procedimentos de ensino, recursos pedagógicos e modos característicos de lidar com os alunos. Para isso, utilizou-se do método de observação, entrevistas informais e consultas a documentos da escola. Forma feitas observações sistemáticas em sala de aula, com registro cursivo das situações, e observações assistemáticas em outras dependências da escola, com registro posterior das situações que ocorriam na presença da investigadora. Nas entrevistas, quando se tratava de dados informativos mais formais, o registro era imediato, caso contrário, era feito logo após. Em todos os casos procurou-se separar descrição de interpretação. O levantamento de dados abrangeu o segundo semestre letivo de 1984 e parte do primeiro de 1985, com retornos ocasionais à escola até 1987. Foram observadas sete classes de primeira série. A autora faz, por fim, algumas sugestões no sentido de aperfeiçoamento da formção do professor alfabetizador com base na prática docente observada.