DIETZCH, Mary Júlia Martins (1988)
Um Texto, Vários Autores: Relações Fala-Escrita em Textos de Crianças das Séries Iniciais do 1º Grau
Um Texto, Vários Autores: Relações Fala-Escrita em Textos de Crianças das Séries Iniciais do 1º Grau.
São Paulo, 1988. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Nome do Orientador: Maria Thereza Fraga Rocco
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo trabalha as questões de oralidade e escrita a partir da criança alfabetizada. O estudo investiga as relações entre a fala e a escrita como as concebem crianças das séries iniciais do primeiro grau. Estruturou-se a situação de investigação como um espaço de interlocução, envolvendo vinte e nove alunos de segundas, terceiras e quartas séries do primeiro grau de duas escolas públicas paulistas. Inicialmente solicitou-se às crianças que "contassem um caso", o relato sendo construído tanto na modalidade oral, que era gravado, quanto na escrita. A partir desses relatos foi feita uma entrevista com os alunos em que se discutiam suas noções espontâneas a respeito das relações fala-escrita. Na interação com as crianças construíram-se novas perguntas, ampliavam-se e questionavam-se as suas respostas, o pesquisador preocupado em levá-las a perceber a especificidade e as diferenciações entre os dois sistemas de comunicação e representação. As narrativas orais e escritas construídas pelos alunos foram lidas e interpretadas considerando principalmente o sisitema de organização referencial na articulação e progressão discursiva. Não foi possível caracterizar cada uma das séries em função das diferenciaçõesficando a nível de crianças localizadas em uma mesma série. Discutiram-se ao longo da análise dos textos das crianças aspectos de interesse pedagógico.