SANTOS, Jandira Maria Ribeiro (1989)
Alfabetização: Uma Questão Epistemológica?
São Paulo, 1989. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano)
Universidade de São Paulo.
Alfabetização: Uma Questão Epistemológica?.
Nome do Orientador: Zélia Ramozzi-Chiarottino
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho objetivou pesquisar as relações entre os processos de alfabetização e o processo cognitivo e propor uma ação pedagógica para a alfabetização, fundamentada na epistemologia genética. A pesquisa foi realizada com 30 crianças pertencentes a famílias de baixa renda, constituindo uma classe de 1ª série da rede oficial de ensino do Estado da Bahia, na periferia de Salvador; a pesquisadora assumiu a direção da classe como professora regente, a fim de desenvolver a ação pedagógica prevista pela pesquisa. As crianças foram avaliadas, no início e no fim do estudo, através de provas piagetianas de conservação da quantidade do líquido e da massa, de inclusão de classes e a seriação de bastonetes, aplicadas individualmente. Os resultados nessas provas, confrontados nos dois momentos, revelaram que houve transformações cognitivas, no decorrer do ano letivo. Quanto à ação pedagógica desenvolvida para a alfabetização, as estratégias utilizadas se mostraram eficazes, tendo em vista que apenas uma das 30 crianças não se alfabetizou no decorrer do ano letivo, e que os resultados dos sujeitos da experiência, comparados com os resultados de uma amostra de crianças da mesma escola, matriculadas na mesma série, revelaram-se superiores.