SANTINI, Célia Regina Queiroz Salviano (1989)
A Trajetória do Medo da Escrita
São Paulo, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
A Trajetória do Medo da Escrita.
Nome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moisés
Área: Ciências da Saúde: Fonoaudiologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho teve como objetivo investigar a relação que as crianças estabelecem com a escrita na escola com a finalidade de entender o medo da escrita e a resistência a escrever. Baseando-se em histórias construídas a partir de falas de crianças, a autora analisa as relações que a escola, a sala de aula, a cartilha, a cópia e o ditado e, finalmente, o texto levam a criança a estabelecer com a escrita. São relacionadas as práticas da escola e das professoras com as práticas da Fonoaudiologia e dos fonoaudiólogos. A autora conclui que o medo da escrita se origina numa ruptura na relação com o conhecimento, causada pelo distanciamento da escrita, e que é o isolamento forçado do escritor que gera a resistência ao escrever.