ALENCAR, Rita Maria de Mello (1989)
Análise da Avaliação do Ciclo Básico de Alfabetização das Escolas Estaduais de 1º Grau de Minas Gerais
Rio de Janeiro, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Análise da Avaliação do Ciclo Básico de Alfabetização das Escolas Estaduais de 1º Grau de Minas Gerais.
Nome do Orientador: Lígia Gomes Elliot
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar a avaliação da proposta do Ciclo Básico de Alfabetização (CBA), realizada pela Secretária de Estado da Educação de MInas Gerais (SEE/MG) nas escolas estaduais de 1º grau e relatada no documento Ciclo Básico de Alfabetização: Avaliação 85/86 (1987). O estudo envolveu a análise do documento no que se refere aos aspectos metodológicos e substantivos daquela avaliação e sua adequação às diretrizes para ela propostas. Para a análise dos primeiros, foram utilizados padrões de qualidade validados para a realidade educacional brasileira, enquanto a análise dos aspectos substantivos baseou-se nos princípios da educação para a transformação social, que fundamentam a proposta do CBA. Constatou-se que a avaliação objeto de análise atendeu adequadamente 7 dos 15 padrões de qualidade metodológica analisados, satisfazendo parcialmente aos 8 padrões restantes. Seguiu, em sua maior parte, as diretrizes para a avaliação, proposta pela SEE/MG. A análise dos aspectos substantivos evidenciou a preocupação com características significativas de uma proposta de democratização do ensino, voltada para a transformação social: compromisso de ordem sócio-político-cultural, evidenciado pela participação da comunidade no processo decisório; transformação das práticas pedagógicas para atender às necessidades de uma clientela escolar oriunda, principalmente, das camadas populares. Entretanto, a análise do processo do CBA se revelou insuficiente.