MOREIRA, Jacira Cardoso de (1989)
Linguagem Escolar - Uma Relação de Poder
Rio Grande do Sul, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Santa Maria.
Linguagem Escolar - Uma Relação de Poder.
Nome do Orientador: Aldema Menine Trindade
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Lingüística
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho é, de um lado, a busca de um referencial que justifique as razões pelas quais a escola trabalha a linguagem no contexto da sociedade de classe marcada por contradições e a forma como esta mesma linguagem legitima as relações de dominação pelas ideologias que abarcam o ensino brasileiro as últimas décadas; é, de outro, a elaboração de um quadro de referência em educação que seja suporte para uma sugestão metodológica ao ensino da linguagem, diante das reais necessidades da escola, no sentido de levar o professor a viabilizar com mais coerência sua práxis educativa. O maior problema da educação se dá no intervalo das diferenças sócio-econômico-culturais e o procedimento didático de professores reflete sua postura a respeito da linguagem. As diferenças de classe e de linguagem são constituintes da base da discriminação pela escola. A educação encarada como ação transformadora articula a prática da linguagem escolar à realidade. Recria-se a realidade humana a nível teórico com vistas à prática social, através de novas concepções de pessoa, de sociedade, de educação e de linguagem; uma reeducação do homem pela linguagem.