OSWALD, Maria Luiza Magalhaes Bastos (1989)
Alfabetizacao : a Construcao Historico-Social da Linguagem
Rio de Janeiro, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Alfabetizacao : a Construcao Historico-Social da Linguagem.
Nome do Orientador: Regina Alcântara de Assis
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do trabalho foi demonstrar como a internalização de uma determinada consciência filosófica influencia a produção do conhecimento sobre o processo de aquisição da leitura/escrita na criança, determinando, por sua vez, diferentes práticas pedagógicas. Para isso, foram identificadas as pesquisas sobre alfabetização publicadas, de 1980 a 1988, em nove periódicos brasileiros considerados pela autora de maior circulação e maior produtividade na área da Educação. Nas nove pesquisas identificadas, a autora examina as influências dos enfoques comportamentalista, interacionista-construtivista e histórico-social, buscando verificar seu papel na proposição de uma alternativa crítica e dialética de educação. A autora conclui que os enfoques teórico-metodológicos predominantes nas pesquisas são os que se fundamentam nas concepções mecanicista e individualista do mundo, o que considera como sendo um dos motivos que explicam o fracasso das crianças na alfabetização, e sugere que, se as pesquisas se fundamentassem na concepção de alfabetização como construção histórico-social do conhecimento, levariam a propostas de intervenção mais adequadas à realidade e direitos das crianças.