MARSON, Fernando (1989)
Da Pré-Escola à Alfabetização: Caminhos e Descaminhos
São Paulo, 1989. Tese de Livre Docência (Livre-Docência em Metodologia do Ensino e Educação)
Universidade de São Paulo.
Da Pré-Escola à Alfabetização: Caminhos e Descaminhos.
Nome do Orientador: Não Atribuído
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho objetivou avaliar a comunicação verbal e escrita desde o início da vida escolar da criança, na pré-escola, até o domínio por ela do código gráfico, no fim do ciclo básico, e refletir a respeito da pré-escola, analisando seus interesses, funções e modalidades, além de descrever o processo de alfabetização. O autor discorre, em primeiro lugar, sobre o processo comunicativo e o processo educativo, relacionando-os com a linguagem didática e com a integração do aluno na escola, analisando a função de cada elemento do processo de comunicação de forma a torná-lo mais eficiente e produtivo. Em seguida, discorre sobre a pré-escola, a partir de vivências em uma Escola de Educação Infantil, ressaltando a importância desse nível de escolaridade na sociedade moderna, sua vinculação com o 1ª grau, confrontando aspectos do sistema pré-escolar público e privado, buscando ainda analisar a validade da educação compensatória e da prontidão para a alfabetização. Finalmente, o autor discorre sobre o processo de alfabetização, em seus aspectos lingüísticos e psico-sócio-lingüísticos, buscando descrever a passagem da fala ao domínio da escrita. O autor conclui que há necessidade de melhor formação do pessoal docente da pré-escola às 1ª séries do 1º grau, considerando a Lingüística como disciplina de domínio obrigatório para todos os alfabetizadores.