RODRIGUES, Maria Alexandra Militão (1989)
Competências de Leitura e Escrita de Uma Amostra de Crianças de 4, 5 e 6 Anos de Jardim de Infância
Distrito Federal, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de Brasília.
Competências de Leitura e Escrita de Uma Amostra de Crianças de 4, 5 e 6 Anos de Jardim de Infância.
Nome do Orientador: Eunice Maria Lima Soriano de Alencar
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar algumas das competências de leitura e escrita de crianças de 4, 5 e 6 anos. Foram estudadas 123 crianças de ambos os sexos, dessas três faixas etárias, de nível socioeconômico médio e médio baixo, cursando, em 1988, o jardim da infância da rede pública de Brasília. As crianças foram submetidas a quatro tarefas: reconhecimento das funções do texto e da ilustração, capacidade de identificar e distinguir unidades da língua escrita, interpretação de escrita em objetos presentes no ambiente da criança e produção gráfica de uma carta. Os resultados revelaram serem as crianças capazes de identificar e diferenciar imagens e escrita, e de realizar a interpretação de um texto a partir de indicadores da imagem e de propriedades formais do texto. Evidenciaram também conhecer muitos termos técnicos de alfabetização, demonstraram competência de prever significados em uma amostra de escrita contextualizada e em outra não contextualizada, e provaram saber utilizar requisitos das formas orais e escritas de linguagem, em situações funcionalmente diferenciadas. Revelaram ainda competências de produção gráfica, através da elaboração de um texto estruturado efetivamente como carta, com recurso a uma variedade de símbolos. De modo geral, as competências aumentaram com a faixa etária. A conclusão foi que a amostra possuía competências de leitura e de escrita que superavam as expectativas tanto dos responsáveis por programas escolares quanto por docentes que trabalham com as crianças em sala de aula.