TOSCHI, Eny (1989)
Percepção Visual e Aprendizagem da Leitura e Escrita
Percepção Visual e Aprendizagem da Leitura e Escrita.
São Paulo, 1989. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Nome do Orientador: José Fernando Bitencourt Lomônaco
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho analisou algumas relações entre percepção visual e aprendizagem da leitura e escrita, objetivando encontrar algumas respostas quanto à percepção visual como uma manifestação do desenvolvimento cognitivo. Foram sujeitos de pesquisa 60 alunos da 1ª série de escola pública de periferia urbana de Porto Alegre - RS, divididos em 3 grupos de 20 alunos repetentes (R), alunos iniciantes sem escolaridade anterior (I) e alunos que freqüentaram a pré-escola no ano anterior (P). Os grupos foram comparados quanto percepção visual, quociente de inteligência, sexo e idade no início do ano e no final foram aplicadas provas de discriminação de letras, reconhecimento de palavras, leitura, compreensão de leitura, cópia e ditado, sendo novamente avaliados em percepção visual. Constatou-se que os grupos não apresentaram diferenças significativas em quociente de inteligência, sexo, percepção visual e desempenho em leitura e escrita (no início do ano) e quanto à idade e percepção visual (no final do ano) constatou-se diferenças significantes entre o grupo P e os grupos R e I, no que diz respeito à idade e percepção visual. A autora considera que a entrada na escola em idade mais precoce como importante para a criança que não tem oportunidade de aproximação do símbolo escrito em seu ambiente familiar.