PAULINO, Maria da Conceição de Pinho (1989)
Análise Crítica do Cotidiano de Uma Pré-Escola da Rede Estadual
São Paulo, 1989. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Análise Crítica do Cotidiano de Uma Pré-Escola da Rede Estadual.
Nome do Orientador: Mirtes Alonso
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Analisa a pré-escola em geral, mas a alfabetização não é objeto de estudo. A pré-escola estadual, seu cotidiano, a qualidade do ensino que ministra são tópicos nos quais centrou-se a pesquisa. Ciente da importância de tais aspectos para uma prática pedagógica competente e eficaz optou-se por escolher uma pré-escola da região onde a pesquisadora vive e trabalha, Mariana e, dessa observação e dos conhecimentos que se tem da área, resultou o trabalho. Espera-se que, através do trabalho, fosse possível transmitir imparcialmente, ainda que minuciosamente, o que foi encontrado, em termos de uma prática pedagógica em vigor na pré-escola observada e suas consequências, no desenvolvimento intelectual e educacional de seus alunos.